segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Morre Saul Galvão

Com pesar que escrevo sobre a morte na última quarta feira em decorrência de um câncer, do expert e crítico de gastronomia e vinhos, Saul Galvão.

Saul foi um dos pioneiros a trabalhar como crítico gastronômico no jornal o Estado de São Paulo. Tinha uma coluna no caderno Paladar publicada todas às quintas feiras no Estadão na qual eu não perdia nenhuma.

Em 2006, quando eu estava tomando gosto pelos vinhos ganhei de presente do meu pai o livro Tintos & Brancos de Saul com a seguinte dedicatória: " Para Fernando Perazza, entusiasta da boa mesa, com um abraço de Saul Galvão".

Esse livro-guia, aliás, é em minha opinião a principal obra sobre vinho escrito por um brasileiro e leitura obrigatória para os amantes do vinho. Apesar da edição que eu tenho ter 3 anos, ela continua atual. Tem uma abrangência ótima principalmente dos vinhos da América do Sul.

O que posso dizer é, obrigado Saul! Você foi uma das pessoas que me tornei fã e que me incentivaram a amar e buscar cada vez mais conhecimento do mundo dos vinhos e da gastronomia.

Uma das coisas que mais admirava Saul era sua habilidade de abordar e escrever sobre o tema vinho, desmistificando e simplificando para os leigos. Sua vontade era de aumentar o consumo de vinhos no Brasil, tornar acessível às informações e mostrar a todos nós, que independentes da classe social poderíamos comer bem e porque não tomar vinho! Fazia questão de publicar vinhos em sua coluna de até R$ 30,00, alguns simples, do dia-dia, mas que todos nós poderíamos ter acesso e foi muitas vezes criticado por isso. Algumas pessoas não entendiam que eram vinhos para quem estava começando a tomar e aprender, o que infelizmente é a grande maioria dos seus leitores.
Sugiro ao Estadão que publique um grande livro de todas as colunas publicadas no Paladar. Seria uma bela homenagem a Saul e um grande presente aos seus fãs.

Com certeza você foi exemplo para muitas pessoas e incentivou no mínimo umas duas gerações de críticos de vinhos e gastronomia. Com seus livros, ensinou muitos brasileiros a cozinhar e degustar o bom e velho vinho.

Colunistas iguais a Saul, jamais teremos de novo, mas que se espelharam em você teremos um monte!

Um comentário:

  1. Concordo com as palavras. Grande pessoa e excelente crítico...!!!

    ResponderExcluir