sábado, 18 de abril de 2009

Vinho bom é vinho velho?

Quem nunca disse ou ouviu – Fulano (a) é igual o vinho, quanto mais velho melhor! Tenho percebido no dia-dia do restaurante e muitos amigos me questionam que não encontram muitos vinhos de safras antigas. Eu sempre respondo – Que bom! Essa semana mesmo aqui no Canvas um cliente se recusou a tomar um vinho em taça porque eles eram da safra 2007.
Há um grande equivoco nesse ponto pois na realidade 90% dos vinhos são para consumo imediato. De um modo geral, os vinhos de guarda são a minoria, podemos destacar os clássicos do velho mundo como grandes Bordeaux, Borgonhas na França, Super Toscanos na Itália e Gran Reserva espanhóis. Lógico que existem grandes vinhos do porto e vinhos de sobremesa de Sauternnes que duram décadas, mas eles são a exceção. Do novo mundo então são apenas algumas dezenas de rótulos que tem certa longevidade e geralmente são extremamente caros. Outra característica do vinho de guarda, além do nascer em um terroir muito bom, eles tem maior graduação alcoólica, são mais tânicos nos primeiros anos e tem muita acidez.
É importante saber que todos os vinhos produzidos no mundo que são engarrafados e comercializados estão prontos para o consumo. Alguns podem evoluir na garrafa em alguns anos ou podem não estar "no ponto certo". O que eu recomendo é sempre comparar o mesmo vinho de safras diferentes, daí temos a noção se ele evoluiu ou se perdeu seu frescor e sua característica principal. Vinhos brancos do novo mundo então, nem se fala. Quanto antes tomarmos melhor. Nunca, salvo raras exceções devemos comprar um branco com mais de 2 anos de idade. A principal característica dele é o frescor, os aromas frutados que com mais de dois anos, a maioria de perde.
Como o vinho é um ser vivo em constante evolução, eles tem ciclo de vida que começa com o nascimento, crescimento e envelhecimento. É um tema muito complexo e difícil, mas muito interessante de ser discutido. É muito fácil de ver e os senhores leitores precisam tomar muito cuidado o que acontece nas liquidações de algumas importadoras. Geralmente são vinhos brancos e tintos do novo mundo com safras antigas com mais de 3 anos e que os consumidores acham uma pechincha! Cuidado nas escolhas, procure lugares e importadoras sérias e lembrem-se de que nem sempre vinho bom é vinho velho!

2 comentários:

  1. é isso mesmo Pera. geralmente as promoções de vinho tem várias opções de vinhos velhos que estão nas "últimas" e, por vezes, enganam o consumidor mais desinformado. parabéns, abç Jony!

    ResponderExcluir
  2. aeeewww Pera...

    Aqui é a Milena e o Thiago marcando presença no seu blog...!
    Comprei um vinho nacional de 97...será que ainda tah bom?? hehehe... zueraa!!!
    Essa semana tomamos um Montespina Verdejo...recomendamos para o verão, já que é a enquete do blog...um vinho simples, porém muito agradável para o verão...
    Compramos na Expand e custa por volta de 45 reais...

    Bjos..ateh amanhã!

    ResponderExcluir