segunda-feira, 26 de abril de 2010

Le Jazz - Comida boa não significa comida cara

Não sou tão romantico em achar que determinado restaurante cobra caro pelo vinho, pela comida ou pela taxa rolha. Acredito que cada um tenha um custo, uma taça diferente, uma matéria prima, uma brigada, ou seja, seu valor.
Não, não sou romantico nesse sentido, mas como seríamos mais felizes se pudessemos ir a todos os restaurantes que gostaríamos de conhecer e poder pagar por isso?
Conheci o Le Jazz Brasserie. O ambiente não é sofisticado, porém agradável. Não tem guardanapo e toalha de algodão egípicio de não sei quantos mil fios mas é confortável. Não tem espaço entre as mesas, mas não é barulhento e ninguém esbarra em você. Os talheres não são de prata, mas tem a mesma utilidade de um. A taça não é Riedel, Spigelau, mas é proporcional ao tamanho da mesa e a taxa rolha custa R$ 20,00. A carta de vinhos é pequena, tem poucas opções, mas tem uma opção de cada entre as principais uvas. O couvert não tem patê de foi gras, mas é barato e está incluso agua mineral a vontade. Ah, eles tem comida francesa clássica também. E é ótima!
O preço é justo e honesto pelo que o lugar propõe. Começei com uma entrada de terrine de legumes, abobrinha, beringela com queijo de cabra e salada verde. Maravilhoso! De prato principal, o pato mal passado com purê de batata, espinafre e pêras estava incrível. O Entrecote pedido ao ponto para mal passado veio muito mal passado. A sobremesa, uma torta de chocolate com sorvete não encantou mas não decepcionou. Quem se importa? Não dizem que a primeira impressão é a que fica? A minha foi a terrine e o pato.
Tomamos o bom Errazuriz Reserva Pinot Noir de Casablanca do Chile (R$ 80,00) que ficou ótimo com o Pato. Os preços dos vinhos não são baratos mas estão longe de ser caros, está na média, mas compensa pelo preço dos pratos, do couvert e da agua grátis.
No conjunto da obra achei melhor que o Le Entrecote e que o Paris 6. Pra mim é o primeiro verdadeiro bistrô de São Paulo. Além de ser um previlégio, nós merecemos ter um lugar como esse em São Paulo. O Le Jazz está quebrando o paradigma de que comida boa significa comida cara.
Vida longa para o Le Jazz!
Saúde!



Serviço:
Rua dos Pinheiros, 254
Tel 2359-8141
Terça à Sábado das 12 às 15 e das 20 à meia noite.
Aos domingos das 13 às 17 horas.

Um comentário:

  1. Fernando, conheço o Le Jazz e concordo plenamente com você. Um bistrô correto e bem agradável. Estive lá no aniversário da minha esposa e foi muito prazeroso.
    Um abraço
    Daniel Perches
    www.vinhosdecorte.com.br

    ResponderExcluir