quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Queijos e vinhos e o "Porto" Brasileiro

Quem não gosta de queijo? E com vinho então? A Harmonização de queijos e vinhos é mito. Parece fácil, mas é a mais complexa que existe. Muitos acham que queijo e vinho tinto é o casamento perfeito, mas na verdade a maioria dos queijos são melhores harmonizados com vinhos brancos. Sim, principalmete os cremosos, brancos, com mofo e sem ou com pouca maturação como Brie e Camembert.
Grande parte dos queijos amarelos, mais gordurosos e maduros combinam com os tintos potentes mas seus taninos não se entendem com a douçura desses queijos. Podemos então testar um branco de boa acidez como riesling ou sauvignon blanc.
Bom, mas como eu disse é muito complexo, é assunto para um outro post.
Ontem tive o prazer de fazer uma degustação de queijos e vinhos brasileiros com o excelente Maitre Fromanger Jair Jorge Leandro.
Começamos com o queijo Canastra e o excelente Cave Geisse Brut. Apesar do queijo ter um teor de gordura elevado, a cremosidade dele ficou maravilhosa com a acidez do espumante.
Depois passamos para o Queijo Bola, adocicado e apimentado com o Don Laurindo Merlot Encorpado e que surpreendentemente casou bem mas poderia também ter ido com um belo chardonnay do novo mundo com estágio em madeira.
O Gran Finale ficou para o Roquefort, queijo de ovelha, pesado e com fungos feito no Rio Grande do Sul com o Casa Valduga Tinto Licoroso Doce. Foi a harmonização clássica perfeita. O vinho é bom e bem acessível. A safra é de 1999 com castas de Cabernet Sauvignon e Merltot, e passou 30 meses em barricas de carvalho francês, gerando um bouquet maravilhoso com notas de amora, ameixa, cassis, café e tabaco e 18ºGl. Boa persistência e complexidade e ótimo custo / prazer.

2 comentários:

  1. Fernando,

    há alguns meses comprei alguns vinhos do Porto na faixa de preços do Licoroso da Casa Valduga. Vinhos encontrados facilmente em supermercados. Na minha opinião, ele ganha dos demais em complexidade.
    Pretendo postar algo nesse sentido em breve no meu blog, mas acho que vão me atirar pedras se fizer essa afirmação.

    Saúde!

    ResponderExcluir
  2. Só não entendi qual você gostou mais, dos Portos ou do Casa Valduga?

    Abraço!

    ResponderExcluir