
A Cava é o espumante espanhol que utiliza as uvas Parrelada, Xare-lo e Macabeo (Viura) e só pode ter a denominação de Cava se for produzido na Espanha e com estas 3 uvas. A Pinot Noir é permitida na elaboração das Cavas Rosadas.
A Principal região com 95% da produção é a Catalunha próximo a Barcelona, na DO Penedés. Outras regiões são Andaluzia, Valencia e Extremadura. Cava em latim significa Cave. Foi criada em 1872 por Josef Raventós que com a extinção dos vinhedos de Penédes pela praga Filoxera e como resposta ao sucesso do Champagne resolveu fazer uma Champanã, pois naquela época era uma alternativa para os devastados vinhedos. Os Espanhóis tentaram colocar o nome do espumante de Champanã e Xampany mas não foram permitidos pela União Européia que tem registrado o nome Champagne para os vinhos espumantes da região demarcada de Champagne na França.
É permitida a fermentação pelo método tradicinal (champenoise) com a segunda fermentação na garrafa.
Uma curiosidade para se destinguir a Cava dos demais espumantes espanhóis é o marca de uma estrela de 4 pontas na rolha.
A legislação exige que a Cava permaneça no mínimo 9 meses em garrafas antes de ser comercializada mas de fato as Cavas ficam de 1 a 3 anos nas adegas ou na Cave.
Outra Cava muito encontrada no Brasil e de muita qualidade e preço até mesmo melhor é a Cava Don Román.
ResponderExcluirPrefiro a Cava Castellroig! A relação custo X benefício é excelente!
ResponderExcluiramo a freixenet!
ResponderExcluir